Para que se possa navegar em um barco com segurança e tranquilidade, certas precauções precisam ser tomadas. Enquanto a maioria delas diz respeito à embarcação em si, outras tratam especificamente do piloto. Ter a manutenção da lancha em dia é importantíssimo e é algo que não pode ser negligenciado, mas nada supera a relevância da habilitação náutica.

Além de a habilitação atestar que o piloto sabe o que deve fazer em qualquer situação e os processos até ela ensinarem o essencial sobre navegação, a carteira náutica é prevista por lei, e a sua falta pode trazer consequências sérias. A multa para quem for pego sem possuir a habilitação náutica é de a partir de 2 mil reais. Isto sem contar, é claro, nos riscos de acidentes.

Buscando trazer mais informações e destacar a importância de ser um piloto habilitado, a FS Yachts trouxe para você o guia de hoje. Abaixo nós falamos sobre todos os processos necessários para se obter a licença, desde os documentos até os estudos e provas exigidos. Tiramos também algumas dúvidas sobre as categorias, sendo as principais arrais amador, mestre e capitão. Continue a leitura e confira!

 

Documentos e exigências

Muitas pessoas pensam que o caminho para a obtenção da habilitação náutica é longo e cheio de burocracias, mas não é bem assim. Existem, sim, algumas exigências e, antes mesmo de pensar em partir para os próximos processos, o futuro marinheiro precisa cumprir alguns pré-requisitos:

  • Ter 18 anos completos.
  • Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou apresentar um atestado médico que comprove a plenitude das faculdades físicas e mentais.

 

Escola Náutica

O próximo passo é encontrar as escolas náuticas de sua região. Procure na internet ou converse nas marinas: em todas as regiões que existem barcos, também há escolas náuticas. A escola irá agendar as aulas teóricas e as aulas práticas na embarcação e/ou moto aquática.

 

Estudos e outros procedimentos

Após as aulas, a escola náutica irá agendar a data de realização da prova teórica na Capitania dos Portos de sua região. A prova conta com 40 questões, e é preciso acertar pelo menos metade delas para ser aprovado. No caso de reprovação, o exame pode ser realizado novamente.

Para não passar por problemas, o recomendado é que se atente às aulas da Escola Náutica e à apostila fornecida.

Diferentemente da prova para a obtenção da CHN, a CHA (carteira de habilitação de amador) não exige prova prática, somente as aulas. O resultado da prova teórica sai em cerca de uma semana, a habilitação fica pronta em até um mês e possui validade de 10 anos.

 

Categorias de habilitação náutica

Aqui é comum que hajam algumas dúvidas. Assim como acontece com a habilitação terrestre, existem diferentes categorias para diferentes modalidades de piloto. Entenda:

 

Arrais Amador

É a categoria básica e a mais procurada por aspirantes a marinheiro. A habilitação náutica de arrais amador permite a condução de barcos em águas abrigadas, como rios, lagos, lagoas e baías, em uso recreativo.

Uma confusão comum em relação à “águas abrigadas” é de que não se pode navegar no mar, mas na verdade o arrais amador permite navegação no mar com certas limitações.

Veja, por exemplo, os limites de navegação abrigada na região do Litoral Norte de São Paulo:

 

habilitação náutica área arrais 1

 

Aqui, os limites de navegação abrigada na região de Ilhabela/SP, em que você também pode navegar somente com o arrais:

 

habilitação náutica área arrais 2

 

Em Florianópolis/SC, veja que você pode dar uma volta à ilha somente com o arrais amador, desde que com cuidado e se mantendo próximo à ilha:

 

habilitação náutica área arrais 3

 

Repare que cada região de mar tem os limites de navegação delimitados pela capitania dos portos local.

 

Mestre Amador

Já o mestre amador vai um pouco além. A mais que o anterior, ele pode também navegar por áreas costeiras. Vale lembrar que para ser um mestre amador, é preciso ser arrais amador primeiro.

O mestre amador pode navegar a até 20 milhas da costa

 

habilitação náutica área mestre

 

Esse é o ponto em que, basicamente, a praia já praticamente desaparece do horizonte devido à curvatura da Terra. Apesar de permitido por mestre amador, o estaleiro FS Yachts recomenda, por questões de segurança, a navegação de longas distância somente com embarcações equipadas com 2 motores.

 

Capitão Amador

Por último, a habilitação náutica de capitão é o limite dos amadores. Com ela, fica autorizada a navegação por qualquer mar e oceano. Seguindo os exemplos das outras categorias, para ser capitão amador, é necessário ser mestre amador.

O capitão amador pode navegar em águas abrigadas, águas costeiras, e mar aberto. Na prática, não há limites de navegação para o capitão amador.

 

habilitação náutica área capitão

 

Motonauta

Desde 2012, existe uma habilitação específica para pilotar motos aquática, é a categoria “Motonauta”. Desde então, a carteira de amador não permite mais pilotar esta categoria de embarcações. Portanto, caso tenha interesse em navegar com motos aquáticas (jet-skis), já se inscreva para tirar a habilitação de arrais amador e motonauta.

 

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