O mercado náutico está a cada dia mais mergulhando no desenvolvimento de novas tecnologias para as embarcações. É um mercado com ótimas projeções de crescimento, que está tentando acompanhar as tecnologias já existentes nas indústrias automotivas e de aviação. E acredite, o mercado náutico vai chegar lá.

A verdade é que as tecnologias marítimas existem desde o surgimento da navegação, como por exemplo, as bússolas, que hoje são substituídas por modernos sistemas de navegação com computador de bordo.

Todos os dias, a tecnologia evolui e traz inovações em todas as áreas, o mercado náutico não está ficando de fora. Existe uma corrente que está trazendo várias evoluções tecnológicas para as embarcações e isso afeta o mercado como um todo.

Outro exemplo, são as marinas que estão crescendo e aumentando seus serviços pelo país inteiro. Essas são apenas duas consequências positivas da evolução tecnológica do mercado náutico.

Se você também é um apaixonado pela vida náutica e ainda não tem sua lancha, pode conferir, clicando aqui, dicas preciosas para comprar seu primeiro barco.

Nesse texto, separamos algumas das tecnologias disponíveis no mercado náutico e vamos te explicar todos os detalhes de cada uma delas.

A importância da tecnologia para o mercado náutico

As tecnologias disponíveis no mercado náutico são muito importantes para todas as pessoas que amam a navegação e a vida náutica como um todo. 

As tecnologias são usadas não só para deixar a navegação mais fácil, mas também para proporcionar segurança, lazer, economia e claro soluções inteligentes que permitem melhor aproveitamento das embarcações.

As tecnologias marítimas facilitam muito a condução, pilotagem das embarcações, é claro que o condutor precisa ter Arrais-Amador para navegar, mas pilotar uma lancha hoje em dia ficou muito mais fácil, devido aos sistemas de navegação

Sem contar, é claro, daquilo que já falamos: as tecnologias trazem muito mais segurança para a navegação como um todo. Por isso, é imprescindível fomentar o mercado náutico para que ele continue avançando e se desenvolvendo.

Já que falamos em Arrais-Amador, que é uma certificação para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, queremos te indicar um conteúdo que vai te ensinar o passo a passo para você tirar sua habilitação náutica.

Agora, se suas dúvidas estão relacionadas à documentação da embarcação, acesse aqui, esse conteúdo pode te ajudar.

Para conhecer um pouco mais sobre o mercado náutico, dados, demandas e exportações, clique aqui.

Agora vamos seguir falando das tecnologias marítimas.

Quais são as principais inovações tecnológicas disponíveis no mercado náutico

As inovações tecnológicas trazidas pelo mercado náutico são estudadas e pensadas com algumas finalidades específicas, como por exemplo, segurança da navegação, auxílio da tripulação, conforto, soluções inteligentes e, claro, embarcações mais econômicas, rápidas e potentes.

Nesse sentido, surgiram algumas tecnologias modernas que estão sempre em desenvolvimento no mercado náutico.

Agora, vamos entrar um pouco mais nas tecnologias marítimas disponíveis no mercado náutico, principalmente relacionadas à navegação. Antes disso, queremos te indicar um conteúdo com algumas dicas de navegação, caso esteja curioso.

Sonar

Sonar é um equipamento que tem capacidade de mapear tudo que está debaixo da água, como submarinos, peixes, pedras, embarcações e até pessoas que se aproximam, por exemplo, os mergulhadores.

O sonar é utilizado em quase todos os barcos, visto que é um instrumento importante para manter a segurança da navegação. Ele funciona a partir de frequências acústicas, chamadas de infra sônicas, quando são muito baixas, ou ultra sônicas, quando são muito altas.

Radares

Os radares portáteis conseguem identificar barreiras na navegação e objetos móveis, o que facilita muito o condutor quando a visibilidade está baixa.

Os equipamentos mais modernos conseguem analisar a direção dos objetos e a profundidade da água, além de outras informações para facilitar e trazer mais segurança para a navegação.

Cartas náuticas

Um dos instrumentos mais importantes da história da navegação, as cartas náuticas que antes eram impressas, hoje estão acessíveis por meio de programas de computador, o que traz mais qualidade visual, mapeamento do fundo e, também, a visualização de zonas de cartografia.

Vale lembrar que as cartas náuticas também podem ser embutidas nos GPS, o que chamamos de Chartplotters.

Hoje, você acessa as cartas náuticas através de um smartphone, tablet, computador ou, até mesmo, no sistema da embarcação.

Separamos uma lista com os 6 melhores aplicativos para navegação, você pode acessar clicando aqui.

GPS

O GPS permite rastrear uma embarcação com precisão, trazendo segurança para a navegação. É um equipamento indispensável, todo barco tem que ter, visto que é um dos instrumentos do mercado náutico mais importantes.

Energia renovável

É uma tecnologia que ainda está sendo implementada aos poucos nos barcos, lanchas e até em grandes navios. É verdade que grande parte das embarcações não possuem essa tecnologia, ou seja, ainda tem como fonte de energia combustível fóssil.

Mas já é possível encontrar embarcações com energia renovável, solar ou eólica, que não utilizam combustíveis fósseis. Mas ainda são poucas e essa tecnologia está sendo desenvolvida. A maioria das embarcações são movidas por diesel ou gasolina.

O mercado náutico está cada diz mais com lanchas mais inovadoras.

Sistemas eletrônicos de navegação

Esses sistemas vão além do Radar e GPS, é um instrumento bem mais moderno, visto que permite a visualização de câmeras térmicas, integração com os motores da embarcação e, também, a visualização de sondas gráficas com excelentes resolução de imagem.

Funciona assim: todos os dispositivos radares, GPS, sonar, câmeras, dados do motor, são colocados em uma mesma tela multifuncional, o que facilita o controle e monitoramento de todos os dados importantes para a navegação.

Piloto automático

A tecnologia trouxe essa possibilidade para o mercado náutico. O piloto automático para a embarcação  traz conforto para o condutor, economia de combustível  e segurança.

A navegação do piloto automático consegue ser mais alinhada e estável do que a condução do piloto, por isso, consome menos combustível. 

Além disso, se o condutor não tem que ficar toda a viagem concentrado no leme, ele pode dar mais atenção aos equipamentos de GPS, Radar, Sonda, por exemplo, fazendo com que a viagem seja ainda mais segura.

Motores híbridos

Os motores híbridos criados para o mercado náutico funcionam como os motores híbridos dos carros, ou seja, tem um motor elétrico, um motor à combustão, o que permite que o condutor escolha qual motor quer usar.

O motor elétrico das embarcações tem como fonte de energia uma bateria de lítio, que pode ser, inclusive, carregada por painéis de energia solar. Essa tecnologia está presente em embarcações de luxo, mas o mercado náutico tem grande expectativa de que os motores híbridos cheguem em todas as embarcações.

Turismo náutico avança junto com as tecnologias da navegação

O mercado náutico vem se transformando durante os anos, o acesso às embarcações que antes era muito difícil financeiramente para a grande maioria dos brasileiros, está ficando mais fácil. 

Com isso, o turismo abriu as portas para o mercado náutico. Passeios de lanchas e esportes aquáticos estão na lista de desejos dos brasileiros.

Nas cidades portuárias do Brasil, o turismo náutico está aquecido. Cidades como Santos, Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá, São Sebastião, Ilhabela, Ilha grande, Paraty, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro são algumas das cidades que estão se destacando no turismo náutico.

Se você está pensando em ser mais um amante da vida náutica, leia nosso conteúdo sobre qual embarcação adquirir, um barco novo ou usado.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como esse, acesse nosso blog, clicando aqui.

Não esqueça de seguir a gente no Instagram, Facebook e Youtube.