Se você possui um barco, provavelmente já saiu de manhã para aquela pescaria com o tempo nublado e o mar revolto. De repente o tempo virou e você se viu em meio a um céu de brigadeiro, com o sol queimando e o mar liso. Ou, o contrário: saiu naquele dia lindo e, no meio do churrasco, começou a cair a chuva e você precisou voltar antes do planejado. Situações como estas poderiam ter sido evitadas com uma simples previsão do tempo.
Porém, você sabe qual é a melhor forma de realizar uma previsão do tempo e planejar seu dia de navegação sem surpresas? Para quem não sabe, a internet nos presenteia com algumas ótimas alternativas, e hoje a FS Yachts irá te mostrar e ensinar a ler a melhor delas. Confira!
Lendo a previsão do tempo – O que é o Windguru
Sem sombra de dúvidas, o método mais utilizado pelos navegantes para a consulta da previsão do tempo é o Windguru. Isso porque somente ele permite observar não somente a previsão de chuva e temperatura, mas também o vento, a ondulação, e principalmente, poder aferir tudo separadamente pelas horas do dia.
No entanto, por apresentar tantas informações, o Windguru pode ser um pouco complicado a princípio. Para acertar na previsão do tempo e não ser pego de surpresa, é preciso saber ler e interpretar todos esses dados. Veja abaixo quais são essas informações, no que consideramos ser a ordem de prioridade ao se planejar um passeio:
Vento (intensidade)
O item mais importante a se verificar para aferir as condições de navegação é o vento. Para compreender melhor como, veja abaixo a Escala Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos:
Escala Beaufort de Ventos
FORÇA | VELOCIDADE | DESCRIÇÃO | INDICADORES | ||
nós | km/h | No mar | Na terra | ||
0 | <1 | <1 | Calmaria | Liso como espelho | Calmo, fumaça sobe verticalmente |
1 | 1-3 | 1-5 | Bafagem | Pequenas ondulações sem crista | Fumaça mostra a direção do vento; catavento não gira |
2 | 4-6 | 6-11 | Aragem | Ondulações com pequena crista transparente | Sente-se o vento na face; catavento começa a girar |
3 | 7-10 | 12-19 | Vento fraco | Ondulações maiores, cristas esbranquiçadas começam a quebrar (“carneirinhos”) | Folhas se mexem; bandeirolas se estendem |
4 | 11-16 | 20-29 | Vento moderado | Ondulações de até um metro. Vários carneirinhos. | Folhas e papéis voam; bandeiras tremulam; pequenos galhos se curvam. |
5 | 17-21 | 30-38 | Vento fresco | Ondulações de até dois metros, muitos carneirinhos; alguns borrifos | Pequenas árvores começam a balançar; bandeiras bem agitadas |
6 | 22-27 | 39-50 | Vento muito fresco | Ondulações de 2,5 a 4 metros com espuma em toda parte; mais borrifos | Grandes galhos em movimento; o vento assobia ao passar por fios |
7 | 28-33 | 51-61 | Vento forte | Ondulações de 4 a 6 metros; espuma branca em camadas | Árvores inteiras se agitando; sente-se resistência ao andar contra o vento |
8 | 34-40 | 62-74 | Vento muito forte (borrasca) | Ondulações de 5 a 6 metros; cristas das ondas começam a quebrar; espuma branca em camadas | Árvores inteiras se agitando; sente-se resistência ao andar contra o vento |
9 | 41-47 | 75-86 | Vento duro | Ondulações de 6 metros; mar muito agitado; densas espuma branca em camadas | Pequenos danos estruturais; casas destelhadas |
10 | 48-55 | 87-101 | Tempestade | Ondulações de 6 a 9 metros; mar branco e muito agitado; visibilidade reduzida | Árvores quebradas ou arrancadas ; dano estrutural considerável |
11 | 56-63 | 102-120 | Tempestade violenta | Ondulação de 9 a 14 metros; espuma branca por toda a parte | Danos generalizados em árvores e construções |
12 | 64+ | 120+ | Furacão | Ondulações com mais de 14 metros; mar branco; jatos de água | Danos graves e generalizados |
Fonte: http://www.bl3.com.br/servicos/beaufort
Via de regra, passeios com embarcações de pequeno a médio porte em ventos acima de 10 nós começam a se tornar desconfortáveis. Na prática, isso pode ser observado quando começam a se criar aquelas pequenas ondulações na água, também conhecidas como “carneiros” ou “carneirinhos”.
foto: https://acervo.popa.com.br/_2008/diarios/planeta-agua/Tapes-BarraFalsadoBojuru/index.htm
Como já citamos, o primeiro ponto a se avaliar, portanto, no Windguru é o vento. Busque dias com menos vento para navegar, por exemplo:
Neste primeiro momento de avaliação, ignore todas as outras linhas e observe somente “Velocidade (nós)” e “Rajadas (nós)”:
No primeiro dia avaliado (sexta-feira, 22 de março de 2019), veja que tivemos um dia inteiro com ventos de 11 a 12 nós e rajadas de 12 a 13 nós. Basta verificarmos a Escala Beaufort acima e saberemos que o dia foi de brisa moderada, além de um mar com ondulação de até 1m e carneiros frequentes.
No sábado, 23, nota-se uma diminuição do vento. De 2 nós de madrugada, passou pelos 8 nós ao meio-dia e se manteve na média de 8 nós à tarde. Ou seja, brisa leve e mar quase espelhado pela manhã e uma brisa fraca com poucos carneiros à tarde. Tivemos, portanto, um bom dia para navegação.
No domingo, 24, o vento retornou de 9 a 13 nós, com rajadas de 11 a 19 nós. Ou seja, em média, o dia todo teve carneiros frequentes, além de rajadas com cristas e muitos carneiros.
Por fim, avaliando somente o vento, já podemos considerar que, sem dúvidas, sábado foi o melhor dos três dias para navegação.
Vento (Direção)
Agora que já aprendemos a avaliar a intensidade e força do vento, vamos avaliar a sua direção:
Considere como dia de navegação sexta-feira, 22, em Florianópolis. Para o período, este foi o tempo previsto.
O vento de 4 a 6 nós com rajadas de até 9 nos indica que houve um leve vento, contudo agradável para navegação. De manhã, o vento veio do sul. No período da tarde, o vento foi se virando para nordeste. Para alguém que pretendesse sair pela manhã e voltar às 18h, o ideal seria se programar para utilizar o vento ao seu favor.
Imagine, por exemplo, que a navegação foi realizada em Florianópolis, saindo do Showroom de Fábrica FS Yachts, às margens do Rio Biguaçu:
O passeio ideal seria aproveitar o vento sul de manhã para ir em direção norte e passar o dia nas proximidades da praia de Jurerê Internacional ou na Praia do Tinguá, por exemplo.
E, no período da tarde, com o vento vindo do nordeste, aproveitar o vento de popa para navegar de volta à Biguaçu. Desta forma, o vento de proa (navegar em direção ao vento), seria evitado.
Assim, a direção do vento pode ser usada a favor de quem navega.
Chuva, nebulosidade e temperatura
Agora que você já aprendeu a ler a intensidade e direção do vento, já sabe estimar com precisão se o dia estará favorável à navegação. Agora, você irá aprender a estimar se o dia estará favorável também para o conforto do passeio:
Veja a previsão do tempo para o final de semana acima. Olhando inicialmente o vento, sabemos que o vento foi mais intenso no sábado, 23, e mais calmo na sexta, 22, e domingo, 24.
Na sexta-feira, 22, porém, note que houve nebulosidade o dia todo, além de temperatura de 19 a 23°. No sábado, 23, a temperatura subiu para 20 a 28°, mas com alguma nebulosidade e previsão de leve chuva à tarde. Já no domingo, 24, a temperatura permaneceu mais alta (19 a 28°) e o dia praticamente não teve nebulosidade e nenhuma previsão de chuva.
Portanto, o dia ideal para se navegar prezando tanto pelo conforto da navegação quanto conforto do passeio, foi o domingo: um dia quente, sem nuvens, sem chuva, sem vento pela manhã e com um leve vento à tarde.
Em conclusão
Ainda que uma tabela de previsão do tempo tão completa e com tantas informações e cores possa assustar a princípio, ela não é indecifrável. Com dados e layout intuitivos, você pode facilmente conferir as condições do tempo para navegação e se preocupar menos com instabilidades não previstas.
Lembre-se: para ter um dia memorável a bordo, é essencial planejar o passeio com antecedência. Além de checar a previsão do tempo, veja também os 11 itens que você precisa levar para um passeio de barco.
Gostou do guia de hoje? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a FS Yachts, nós estaremos sempre dispostos a atendê-lo!
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