O assunto de hoje são os motores de barco, mais especificamente, o motor de popa, que pode ser usado em diferentes tipos de embarcações. 

Pode parecer apenas um detalhe, mas o tipo de motor está relacionado a diferentes aspectos da embarcação, tais como tamanho, layout, velocidade, peso, manutenção e segurança. Vários desses itens já foram analisados aqui no blog da FS Yachts, no comparativo entre o motor de popa e o motor de centro-rabeta. 

Hoje, iremos explorar as características e benefícios de ter um motor de popa no seu barco. Continue lendo para tirar suas dúvidas!

O que é um motor de popa?

Em uma explicação bem simples e direta, o motor de popa é um propulsor náutico, que fica localizado na parte traseira do barco. Ao observar a embarcação, é possível vê-lo, como você pode notar na imagem abaixo: 

Esse tipo de motor é bastante comum. Por ser indicado para águas rasas, é usado, sobretudo, em embarcações menores, como botes e lanchas. Ele possui uma ou mais hélices que fazem a propulsão acontecer. Além dessa parte, que fica sob a água, há também uma parte visível do motor de popa (como na fotografia da FS 180). 

Características

Para facilitar, vamos resumir as principais características do motor de popa: 

  • potências variadas, a partir de 3 HP até 600 HP;
  • mais leve que outros motores com a mesma potência;
  • uso do sistema trim, com possibilidade de movimentar a hélice quase que inteiramente para fora da água; 
  • no Brasil, é mais comum em embarcações menores, de até 24 pés; 
  • pode ser de dois ou de quatro tempos; 
  • a maioria das opções é movida a gasolina.

Você sabe o que quer dizer HP? A medida se refere à potência dos motores de barco. A origem é a expressão em inglês “horse power”, ou seja, cavalos de potência. 

Tipos de motor de popa

Os motores de popa se dividem em dois tipos principais: de dois tempos e de quatro tempos

O motor de popa de dois tempos pode utilizar carburação ou injeção eletrônica. Ele é mais rápido e leve — por isso, é mais comum o uso em barcos com motores menores, que são removidos manualmente do barco. Além disso, costuma ter um torque maior. Porém, é mais barulhento e emite mais fumaça

Já os motores de quatro tempos utilizam apenas sistema de injeção. Eles são mais econômicos e emitem menor quantidade de poluentes. Por serem mais complexos, com uso de tecnologias avançadas, eram indicados para embarcações profissionais. Hoje em dia, contudo, estão dominando o mercado justamente por suas características tecnológicas. 

É importante ressaltar que, de um modo geral, os modelos com sistema de injeção são os mais econômicos, mesmo em motores de dois tempos. Ademais, ambos exigem manutenção frequente para que possam apresentar o melhor desempenho. 

Qual é o melhor motor de popa

Não existe resposta para essa pergunta, pois o melhor motor será aquele que atende às suas necessidades e às do seu barco. Por essa razão, mais importante que definir qual é o melhor motor, é importante conhecer diferentes opções e como elas poderão se adequar ao seu perfil. 

Em relação às marcas, algumas são mais comuns no Brasil, como Yamaha e Mercury. É interessante que, ao comprar um barco ou um motor à parte, você escolha uma marca conhecida, com presença forte no mercado e solidez mecânica. Informe-se também sobre a manutenção necessária e os custos com esse tipo de serviço. 

No que diz respeito aos tipos, tanto o motor de dois tempos quanto o de quatro tempos são boas opções, dependendo de qual será o seu uso. Observe também a potência, principalmente se você pretende utilizar um barco de tamanho maior. 

Vantagens do motor de popa

Por tudo o que foi dito até agora, você já pode imaginar que as embarcações com motor de popa possuem benefícios importantes. Veja alguns deles: 

  • boa relação entre peso e potência; 
  • manutenção mais barata; 
  • além disso, a manutenção é mais simples, pois a parte mecânica fica acessível;
  • mais recomendado para navegação em baixa profundidade; 
  • possuem opções com potências menores; 
  • embarcações com design mais elaborado para incorporar o motor visível. 

Manutenção dos motores de popa

Agora, vamos falar um pouco sobre a manutenção necessária às embarcações com motor de popa. 

Os motores de dois tempos, como foi dito, são mecanicamente mais simples. Por isso, o processo de manutenção também é facilitado. 

Já nos motores de quatro tempos, as manutenções preventivas são mais importantes. O óleo do cárter precisa ser trocado quando necessário, assim como alguns componentes. 

Do mesmo modo como acontece nos motores automotivos com injeção eletrônica, é possível utilizar um sistema de scanner para rastrear componentes que precisam de ajustes. 

Com os cuidados em dia, você mantém o seu barco em pleno funcionamento, sem gastos desnecessários. 

Exemplos 

A FS Yachts oferece ótimas opções para quem busca uma lancha com motor de popa para se aventurar no mar. Para que você conheça melhor esse tipo de motor, vale a pena conferir alguns exemplos:

FS 215

O modelo FS 215 é um ótimo exemplo de lancha com motor de popa. Com foco na usabilidade, ele conta com um motor de 115 HP, que atinge velocidade máxima de 40 MPH e consumo de 15 l/h em cruzeiro. 

Como a questão do espaço é considerada nos motores de popa, a solução, nesse modelo, é o prolongamento ao lado do propulsor, facilitando o embarque de passageiros. Esse espaço adicional também oferece dois bancos extras, voltados para trás. 

FS 205

Primeira embarcação brasileira a utilizar a proa sextavada, a FS 205 tem capacidade para até 8 pessoas, sendo o maior espaço interno da sua categoria. 

O excelente equilíbrio entre tamanho e capacidade do propulsor garantem o desempenho desse modelo. Com o motor de popa de quatro tempos e potência de 115 HP garante, ela alcança velocidade máxima de 40 milhas. Em cruzeiro, navega a 25 milhas por hora, a 4100 RPM, e consumo de 14 l/h. 

FS 180

Perfeita para quem quer adquirir a sua primeira lancha, a FS 180 soma beleza, segurança, conforto e um ótimo motor. Seu tamanho, de 18 pés, é muito bem aproveitado, principalmente por causa da proa sextavada. 

O propulsor de popa de 100 HP chega a uma velocidade de 40 milhas por hora. Em cruzeiro, ela tem consumo de combustível de 12 l/h. Assim, o modelo esportivo tem tudo para agradar consumidores que buscam o melhor de uma lancha, com consumo econômico. 

FS 290

O último exemplo é especial, pois a FS 290 pode contar com não apenas um, mas dois motores de popa V6. Nos modelos Wide e Concept, o comprador escolhe se quer configurar o barco com dois propulsores. 

O melhor é que esses motores são instalados fora do barco, mantendo a plataforma livre. Com isso, a embarcação ganha mais espaço, além, é claro, de potência. Sendo um modelo maior, com 29 pés, a escolha pelos dois motores, de 200 HP,  pode tornar a lancha ainda mais rápida, ultrapassando as 50 milhas por hora — e consumo semelhante ao dos motores de centro-rabeta. 

Essas características, além de uma cabine completa, fazem da FS 290 uma das lanchas mais procuradas por quem quer passear com a família ou mesmo pescar em águas mais rasas. 

Como você pode ver, não faltam opções para você adquirir uma lancha com motor de popa. Quer saber mais sobre modelos, custos e passeios de barcos? Então siga a FS Yachts nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube, sempre disponibilizando conteúdos incríveis!